Projeções para PIB pioram depois da greve dos caminhoneiros

Mercado reduz previsão para crescimento do PIB em 2018
9 de julho de 2018

Projeções para PIB pioram depois da greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros impactou fortemente os indicadores econômicos de Maio e Junho. Além dos efeitos desses meses, as revisões de projeção de crescimento para este ano indicam que os prejuízos da greve à economia devem se estender além dos 21 dias em que os caminhoneiros ficaram parados.

A paralisação veio em um momento em que já havia incertezas sobre a economia. O cenário eleitoral incerto já estava sob as atenções dos empresários e consumidores, e o internacional desfavorável também preocupava ( com o aumento da taxa de juros dos EUA e temores sobre uma guerra comercial). Com a greve, os índices de confiança, que já vinham apresentando sinais de recuo, ampliaram as perdas.

Analistas apontam que além dos efeitos dos 21 dias de produção e comércios parados sobre a atividade econômica, a greve também teve impacto sobre a percepção de força do governo.

“Essa falta de reação do governo trouxe a sensação de que as instituições podem demorar muito tempo para resolver um problema e nos deixar refém de uma categoria, como foi o caso”, afirma César Casenali da FGV.

“A greve pode ficar ainda mais presente em nossas vidas no segundo semestre do que esteve no primeiro”.

 

Fonte: www.g1.globo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeções para PIB pioram depois da greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros impactou fortemente os indicadores econômicos de Maio e Junho. Além dos efeitos desses meses, as revisões de projeção de crescimento para este